“Plantão psicológico? O que é isso? É um plantão mesmo?” – Plantão Psicológico (1/4) – O que é e para que serve

Plantão: por acaso lembra você de emergências, acidentados, médicos e equipe de à postos em pronto socorro? Talvez lembre Plantão Médico ou Dr. House… Talvez, até o Plantão da Globo… Mas, você sabia que existe prática similar em psicologia dedicada às situações de crise? Sim, é o plantão psicológico.

O plantão pode ser, para muitas pessoas, como uma luz no fim do túnel.

O plantão psicológico não é uma prática recente, mas é amplamente aplicada em clínicas-escola dada a variedade de casos clínicos a serem estudados: são histórias de vários tipos, desde brigas entre casais, a questões relacionadas ao trabalho, bem como situações em que há risco de suicídio, dentre outras.

Seu funcionamento consiste na presença de um ou mais psicólogos plantonistas em local e período reservados. Assim, o profissional (aqui incluo os estagiários, obviamente) fica à disposição das pessoas que chegam até o consultório. Dependendo do referencial utilizado (linha de pensamento, vamos dizer), o tempo de sessão pode ser livre, o que implica em sessões de 20 minutos ou noutras de uma hora e meia.

As queixas apresentadas no plantão costumam ter uma boa resolução quando são pontuais, requerendo retornos para que a pessoa possa refletir sobre o que surgiu e como realizou mudanças. Usualmente, são no máximo 4 retornos, podendo haver prorrogação até 8.

Nas próximas semanas publicarei 3 exemplos de casos que podem surgir no plantão.

 

Até a próxima!

                         

Curtam, compartilhem, comentem!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s