Vamos direto ao ponto.
Psicoterapia serve para tratar da:
- saúde mental;
- dores da mente;
- dores da alma;
- dores que estão na cabeça;
- dores que não estão no corpo;
- dos rumos e para repensar a vida, relacionamentos, trabalhos, escolhas.
Há uma porção de definições, pois o significado do que é importante varia de uma pessoa para outra. Psicoterapias podem servir também para o tratamento de:
- ansiedade;
- depressão;
- síndrome do pânico (acredite, os remédios só irão abrandar os sintomas mas não conduzirão à cura se você não se tratar. Isso vale para todo tratamento psiquiátrico);
- transtorno obsessivo;
- compulsões;
- fobias;
- tristeza e falta de vontade;
- repetições (quando a pessoa comete a mesma coisa com frequência e não sabe como se livrar disso);
- comportamento explosivo ou personalidades ditas “difíceis”;
- “coisas que a pessoa não sabe dizer o que são”, que são tecnicamente chamadas de “queixas inespecíficas”. A pessoa sente-se desconfortável em uma ou várias situações mas, não consegue especificar o que é.
Esse tipo de tratamento serve para compreender o momento atual e como foi que as coisas chegaram até aqui. Como estamos todos repletos de mecanismos de defesa para evitar o próprio sofrimento, então é muito difícil que alguém consiga parar para refletir e ver onde é que as coisas não estão funcionando bem. Se você já conseguiu ou está conseguindo isso, merece os parabéns. Entretanto, esse não é um passo fácil de lidar e muitas pessoas requerem auxílio para tal.
Cada pessoa tem anos de história, então, ainda que ela possa se parecer com a de outra pessoa, ela é uma só. Ou seja, não é necessário e nem adianta comparar sua vida com a de outra pessoa, pois o tratamento de cada uma será único.
Caso queira conversar mais sobre esse assunto, envie sua mensagem!!!
Se quer saber mais sobre as minhas formas de atendimento, clique nesse outro link.