“Quero que o Covid termine logo!”

A pandemia ainda não acabou, mas há um sem número de pessoas que aguarda ansiosamente pelo fim. Eu inclusive quero que acabe logo para poder andar sem máscaras e com a janela do carro aberta.

Não há um problema propriamente dito em “sonhar” com isso. Não há um problema desde que não comprometa suas relações ou seu contato com sua realidade.

É de se observar que das pessoas que estão “querendo” que a pandemia acabe, há uma espécie de mistura entre o que é real e o fantasioso. Tem aquele que tenta acreditar que é uma farsa, outros, que é uma conspiração política… e por aí vai… juntam-se com outras “desculpas” para se opor ao isolamento e às precauções mais elementares.

Lidar com a pandemia não é fácil, dado que não é fácil “bater de frente” com a realidade em todos seus aspectos, vindo à tona naturalmente alguns (ou vários) mecanismos de defesa. Então, difícil dizer se alguém que anda se negando a cooperar o faz como forma de “negar” a realidade ou mesmo, se está tentando colocar seu protesto. Ou mesmo, se o protesto faz parte de uma negação… é uma coisa complicada como “o segredo do Tostines”.

Como de costume, não é possível especular com precisão sobre a conduta de uma pessoa sem ter em mãos elementos dados por ela própria. Avaliar alguém indiretamente costuma abrir mais espaço para dúvidas que para esclarecimentos e, os “pontos finais” ora levantados costumam falar mais sobre quem os coloca do que sobre de quem a fala fala.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s